[ editar artigo]

Tem alguma coisa muito louca rolando na nossa indústria, você tá percebendo?

Tem alguma coisa muito louca rolando na nossa indústria, você tá percebendo?

(texto publicado originalmente em agosto/2019)

 

Tá acontecendo alguma coisa muito interessante com o nosso mercado nesse exato momento. Você tá sentindo?

Não sei se acontece com você também: sabe quando você faz uma reunião ou tá em algum evento do mercado e todas as interações fazem sentido, tá tudo bem, pessoal tá empolgado, os diálogos estão todos certos… MAS, mesmo assim, sei lá, você sai dali com uma pulga atrás da orelha, uma coisa que te diz que talvez as coisas estejam todas CORRETAS DEMAIS e isso não tá certo? 🤔

No último ano estive em 4 continentes diferentes trocando com pessoas e empresas do nosso mercado em diferentes países e senti uma inquietação que havia tempo não percebia de modo tão forte e holístico. Durante minhas andanças aqui pelo mundo digital fazendo o YOUPIX (já se vão mais de 14 anos), só senti isso uma outra vez há 5 anos. E a coisa foi tão forte e tão palpável, que acabou me levando a MUDAR TUDO!

Pois, acho que estamos nesse momento de novo. Estamos à beira de uma grande mudança, uma consolidação, um salto de desenvolvimento do nosso mercado. O que eu tô vendo agora, é que os diferentes players desse ecossistema estão passando por um momento importante de auto-conhecimento e de reconhecimento de seus papeis dentro da indústria. Com isso, as práticas, os propósitos, os processos, os negócios e principalmente as pessoas (porque negócios são feitos de pessoas) vão sendo provocados e questionados.

Se falamos de influência hoje, queremos saber o que de fato ela é e pra que serve. Qual é o futuro desse mercado que muitos ainda insistem em dizer que é modinha? Casos e mais casos insistem em dizer que a bolha tá estourando. Eu quero mais é que ela estoure mesmo! Porque esse modelo que vinha sendo vendido e sustentado já não faz mais sentido no mundo hoje. E temos que deixa-lo logo pra trás se queremos ser reconhecidos como indústria e pleitear um bom naco das verbas de publicidade do país. E tô aqui falando de escala, de dinheiro de 10 dígitos. O que é preciso fazer para que essa indústria seja levada à sério?

Influenciadores digitais que insistem em monetizar suas vidas promovendo coisas de outras empresas estão ficando pra trás. Esse trem partiu. Ninguém aguenta mais. Pela nossa própria sanidade mental, estamos buscando modelos mais sustentáveis de interação online, de exposição, da relação público-privado, de uso das ferramentas digitais que tanto nos deram e agora tanto tiram.

Hoje temos protagonismo e autonomia em relação às nossas jornadas de informação, conhecimento e consumo, o que também transforma nossa relação com instituições que sempre estiveram à frente dessas três instâncias: mídia, academia e marcas.

O que significa fazer comunicação nesse cenário? Estamos imersos em um mundo onde as opções são abundantes (consumo, informação, relações, marcas, etc), e as pessoas sentem necessidade de se conectar com coisas que tenham significado emocional para elas. Será que dá pra falar sobre comunicação sem falar de relevância? Sem propósito? Sem posicionamento? Sem comunidade ?

O digital tá pedindo pras marcas deixarem apenas de emitir mensagens pra fazerem parte da conversa, agregando valor à um contexto mais amplo de sociedade. E olhando assim, fica clara a importância que o conteúdo ganha como ferramenta de conexão direta entre marca e seu “consumidor”. Né?

 


Tô jogando aqui de uma forma muito macro os questionamentos e as emoções que senti e absorvi nessas viagens de exploração que fiz ano passado pelo mundo, mas que encontraram eco também com aqui no Brasil. As perguntas que fiz aqui nesse brevíssimo artigo são bem amplas, mas cada uma nos convida a entrar na "toca do coelho" e discutir nossos valores e práticas profundamente.

Precisamos entrar nessa toca. Eu tô realmente MUITO inquieta. Tudo aqui anda acontecendo meio que à flor da pele! Me sinto muito provocada a tentar entender e definir quais serão os próximos passos da nossa indústria. Tenho certeza de que estamos no momento da virada, e não vai sobrar “pedra sobre pedra”. 😳

Você também se sente assim?

Então essa comunidade também é pra você! Clique ali em cima para "Entrar", faça parte dessa comunidade, escreva artigos, troque, questione e ajude a tornar nossa indústria mais foda e inclusiva pra todo mundo.

Bora?

YOUPIX HUB | Creators
Ler conteúdo completo
Indicados para você