[ editar artigo]

Quando você precisa marcar #publi em um conteúdo?

Quando você precisa marcar #publi em um conteúdo?

 

Uma das perguntas que a gente mais recebe é: "YOUPIX, quando é pra marcar #publi?"

Bora lá que isso é importante: Sendo caracterizado como uma publicidade, esse conteúdo deve OBRIGATORIAMENTE ser identificado através de expressões ou hashtags visíveis e compreensíveis para a audiência: “publicidade”, “publi”, “publipost” ou outra equivalente.

De acordo com o Código de Defesa de Consumidor, qualquer publicidade tem que ser devidamente identificada como tal. E, de acordo com um recente Guia do CONAR - órgão que regulamenta ações publicitárias, a indicação de publicidade tem que ser feita usando termos em português e em 3 situações:

1) A divulgação de um produto, serviço ou causa ou outro sinal associado a esse produto ou serviço;

2) A relação comercial entre influenciador e a marca, com ou sem o intermédio de uma agência, com ou sem remuneração em dinheiro (ou seja, se foi permuta, também é #publi);

3) O controle editorial por parte do anunciante sobre o conteúdo. Traduzindo: se existe uma especificação por parte da marca, ainda que mínima, sobre o que deve ser postado.

Ou seja, não tem por onde fugir e tentar fazer a coisa errada do jeito certo. E quem não cumpre pode até sofrer a punição de ter que retirar a publicidade do ar, e isso geralmente vem acompanhado de uma repercussão negativa para o anunciante.

Além dessa prática ser uma demonstração de respeito ao consumidor, ela não estraga em nada o conteúdo, só mostra o profissionalismo da marca e do influenciador. 

Tem alguma dúvida? Clique aqui para baixar o guia completo no site do CONAR e aqui uma tabela prática para influenciadores.

YOUPIX HUB | Creators
YOU PIX
YOU PIX Seguir

A YOUPIX, consultoria de negócios para a Influence Economy, nasceu e se desenvolveu com os criadores digitais e tem estado no front ao lado deles construindo os novos pilares da comunicação digital há 14 anos.

Ler conteúdo completo
Indicados para você