[ editar artigo]

O que um bolo de laranja tem a ver com criatividade?

O que um bolo de laranja tem a ver com criatividade?

Laranja, ovos, farinha, fermento, açúcar e óleo. Os ingredientes básicos de um bolo são esses. Em uma pesquisa no google dá para descobrir rapidinho as quantidades, o que mistura primeiro e o tempo para ele sair do forno pronto.

Mas a memória puxou a receita que a tia fazia, com as raspas da laranja por cima do bolo. Naquela pesquisa feita na internet, a descoberta foi que pedacinhos de chocolate na massa alegram a vida dos chocólatras de plantão.

E o que esse bolo tem a ver com criatividade? A receita é bem parecida. É possível encontrar centenas de conteúdos incríveis por aí sobre como ser mais criativo e ter ideias mais criativas. Assim com as milhares de receitas de bolo que aparecem na busca. Porém a mistura é só minha.

Dá para fazer a primeira receita encontrada? Claro que dá. Talvez seja um dia que o tempo está apertado, e tudo bem. Sairia um bolo bom, mas aposto que o com raspas de laranja e pedacinhos de chocolate seria mais incrível. E acredito que o processo criativo é assim também.

A ideia das raspas e chocolate foi a conexão feita com o repertório de uma vida, que é único. Uma receita pronta seria a primeira opção, mas ideias criativas pedem que a gente vá além, que a gente dê uma chance para acontecer algo diferente na vida. Por isso, não pare na primeira ideia ou receita, crie a sua (e to falando isso pra mim mesma também)

Com a massa pronta, hora do forno. Da espera, do não fazer nada. É, isso também é fundamental para incubar ideias. Deixá-las ali, quietinhas e crescendo. Sair do problema para parar de pensar nele permite que nosso cérebro faça as combinações inconscientes, e de repente aquele insight chega enquanto passeava com o cachorro.

Meu principal meio de criar é pela palavra. Mas crio coisas com comida também. Você aí que está lendo pode manifestar a sua criatividade de outros jeitos, e uma das coisas que mais funciona para mim é “abandonar” meus textos por um tempo para depois voltar e aí finalizar.

O cheiro do bolo já entrou pelos cantos de toda a casa e resultado é um bolo fofinho que tem a memória afetiva da infância e o match com o chocolate. É uma receita sua, mas que merece ser compartilhada com o mundo. Assim como a criatividade.  

*texto publicado originalmente na Transcriativa. 

 

 

YOUPIX HUB | Creators
Ariela Bento
Ariela Bento Seguir

Degustadora de vento no cabelo e jornalista. Trabalho com estratégia de conteúdo criativo, escrevo sobre comes & bebes e tenho o Ar Puro, meu projeto que leva mais respiros para o mundo (inclusive o meu), com dicas e inspiração.

Ler conteúdo completo
Indicados para você