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Como criar e crescer no Instagram?

Como criar e crescer no Instagram?

por Amanda Costa, YOUPIX

Este artigo foi originalmente publicado na YOUPIX Ideas, nossa newsletter que traz provocações e insights semanais sobre esse mercado. Clique aqui para assinar! :)

 

Há um ano fizemos uma pesquisa em parceria com a Brunch em que descobrimos que 66% dos jobs com influenciadores acontecem no Instagram. Com cada vez mais ferramentas novas, o Insta é a rede que praticamente todo o influenciador está inserido e a que mais cresce [sabia que somente no Brasil tem 9.176.375 milhões de influenciadores?]. E uma das maiores dúvidas que chegam pra gente é: como fazer um conteúdo que engaja no Insta? Como aumentar alcance, como planejar e transformar seguidores em comunidade?

Para responder essas e outras dúvidas fizemos uma live essa semana sobre como criar e crescer no Instagram, que contou com a participação da Débora Alcantara (Tudo Orna). A live gerou vários insights interessantes sobre a plataforma e achei legal compartilhar alguns pontos discutidos por aqui:

  • Todas essas novas funções do Instagram tem seus prós e contras: por mais que o Instagram reúna tudo em uma única plataforma, eles não terão, por exemplo, a mesma fórmula algorítmica do TikTok (no caso do reels) e quem é creator sente muito essa angústia de “ter que estar em tudo e fazendo tudo”; por outro lado, tem gente que prefere e acha mais fácil e prático estar em apenas uma única rede mesmo sabendo que está dando o domínio de seus dados para a mesma. Ou seja: é ruim que o Instagram esteja em tudo e ao mesmo tempo é bom para quem cria não ter que estar em vários lugares. ¯¯\_(ヅ)_/¯¯
  • O Instagram é vários em um só (IGTV, Stories, Destaques, Feed, Reels), então como encontrar sua voz e seu conteúdo? Antes de mais nada você precisa entender como funciona a lógica de consumo de conteúdo, pois assim irá conseguir fazer as melhores escolhas; fique de olho nas informações técnicas e de analytics, eles são seus maiores aliados para se tornar mais profissional.
  • Você precisa construir conteúdo em várias camadas de relacionamento em que a pessoa vai evoluindo, e como em todo jornada há um começo, meio e fim, que são: atrair, considerar e converter.

Atração:

  • é chamar a atenção para o seu conteúdo e a conscientização de que você está ali e existe.
  • Um dado importante para analisar se seu objetivo for crescer o número de seguidores é quantos novos seguidores seu post gerou? Porque é a partir desse dado no filtro do analytics que você consegue descobrir qual conteúdo está atraindo novas pessoas. Depois disso, você faz a leitura desse dado para entender o que tem em comum com outros posts e o que não tem; estude o que deu certo, isolando os fatores para chegar na equação perfeita.

Consideração:

  • é quando a pessoa vai considerar seguir ou não o seu perfil. É neste momento que você precisa entregar algo a mais do conteúdo para o seguidor que já foi conquistado na primeira fase mais abrangente. Trazer um conteúdo um pouco mais profundo e elaborado (por exemplo um IGTV). Mescle conteúdo “superficial” com conteúdos mais densos e que entreguem um pouco mais de valor. Consideração é onde realmente o público entende que o seu conteúdo tem valor pra ele.

Conversão:

  • é aqui que você consegue transformar o seguidor em cliente quando você precisa, por exemplo, vender algum produto (autoral ou publi). Ou seja, você está migrando seu seguidor para a sua marca.
  • Pense na lógica de vídeo do Hero, Hub, Help: seja atraente, consistente, ajude em algo, e no final, leve pra compra e conversão.
  • E você não precisa criar mil conteúdos diferentes pra isso. A pauta é a mesma e você vai adaptando pra colocá-la nesses três momentos. 😉

Comunidade:

  • Ter uma comunidade não é somente sobre ouvir o que seu público tem a dizer, pois a comunidade não é só sua, é de todos que fazem parte dela e você está junto. Você pode ter originado e mostrado o caminho, mas não é sua. Comunidade é quando você cria junto, quando tem rituais, rotina em conjunto, lemas, mantras, hashtags… Um exemplo disso é fazer um post colaborativo, o seguidor vai dar a visão dele e depois você vai criar um conteúdo mais profundo em cima disso. Se não é colaborativo, não é comunidade, mas sim audiência e ter audiência não é ter comunidade.

 

“Comunidade não é ter um monte de seguidores, é ser parte de algo”.

 

  • Tenha qualidade (isso não quer dizer perfeição). É sobre qualidade na entrega do conteúdo. Entendendo isso tenha consistência e frequência estabelecendo dias e horários para não surtar [planejamento é TUDO]. Você vai precisar fazer escolhas de acordo com a sua realidade e opções oferecidas: defina o formato e o tipo de conteúdo que vai desenvolver. Você precisa ser um gestor do seu tempo.
  • O que fazer quando está estagnado? Nesse momento você precisa parar e fazer uma análise, pois esse meio é tudo muito mutável; se algo não está funcionando muda e testa coisas novas.
  • Como achar pauta, inspiração, construção de repertório? Quando você cria conteúdo fica implícito que você precisa fazer pesquisa e ser curioso, porque é você que vai mostrar para as pessoas algo que ela não sabe ainda. Então estude e pesquise muito; se o tema é uma dor pra você pode ser também para outra pessoa.
  • Sobre impulsionar post de conteúdo: é uma boa estratégia para conseguir seguidor e não tem problema nenhum em usar, isso não vai ferrar o algoritmo (o que ferra é o conteúdo ruim).
  • Garanta o engajamento inicial do post é essencial: postou alguma coisa? Faz um plantão de alguns minutos/horas para engajar e gerar conversas.
  • Quando você edita a legenda nos primeiros minutos pode ser ruim, pois o algoritmo se perde.
  • Para encontrar um diferencial de conteúdo e entender seu lugar de autoridade e diferencial é necessário ter um ponto de partida. Se você parte de algo querendo fama, ou recebidos você está em uma busca egocêntrica. Por isso é importante ter um objetivo e trazer esse ponto de partida de dentro pra fora, não olhando para o outro querendo ser ele. Preste atenção na sua sua realidade e recursos, e cresça a partir dessa necessidade. Se você está apenas buscando recebidos e viagens é difícil que você chegue a algum lugar.

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A YOUPIX, consultoria de negócios para a Influence Economy, nasceu e se desenvolveu com os criadores digitais e tem estado no front ao lado deles construindo os novos pilares da comunicação digital há 14 anos.

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